terça-feira, 29 de abril de 2008

Don Alberto Araya Gomez

Na data de 14 de abril do corrente ano faleceu no Chile aos 96 anos de idade Don Alberto Araya Gómez, fundador do “Criadero La Invernada”. Don Alberto foi pioneiro na exportação de cavalos crioulos chilenos para o Brasil. Ex-Presidente da “Federación de Criadores de Caballos Chilenos”, Don Alberto notabilizou-se por ser o criador de “La Invernada Hornero”, Chefe de Raça que foi determinante para a revolução funcional e morfológica da Raça Crioula no Brasil..

Don Alberto, cujos primeiros produtos de seu criatório datam dos anos trinta (1930), não foi o criador de nenhum dos antecessores diretos de Hornero. O pai de Hornero, Tren Tren Arrebol, foi criado pelo irmão de Don Alberto, Fernando Araya Gómez e é filho do garanhão Aculeo Vestago e da matriz Aculeo Noche Buena. A mãe de Hornero é “Aculeo Nutria II”. Verifica-se assim que Don Alberto “desenhou” um pedigree composto por animais que não tinham origem em seu criatório, buscando neste cruzamento a obtenção de um produto pautado nas linhagens do criatório Aculeo. E este é precisamente o pedigree de Hornero: uma concentração de linhagens utilizadas na Aculeo e que propiciaram a este criatório especial destaque na recuperação da raça crioula no Chile a partir do início do século passado.

Sem dúvidas Angamos, “padrillo” que atuou no Criatório Aculeo nesta época e que morreu com 31 anos de idade em 1907, transmitiu seu caudal genético a Hornero através de seus filhos Alfil II, Azahar I, Arrebol, Condor e suas filhas Lúcuma e Anchoa.

Se considerarmos que cada progenitor aporta cerca de 50% de seus genes na geração seguinte, dado as concentrações de linhagens presentes no pedigree de Hornero sabe-se que cerca de 18% dos genes de Hornero provêm de Angamos.

Fato no mínimo curioso se considerarmos que Angamos nasceu em 1876, há mais de 130 anos e já se completou um século de seu desaparecimento.