sábado, 12 de abril de 2008

O Criatório Santa Helema


Helema é resultado da fusão de dois nomes próprios: Helena e Ema, duas mães na terra. A Cabanha situa-se em um sítio de lazer, adquirido originalmente para congraçamento da família. Não foi originalmente estabelecida como uma “oportunidade de negócios”. Movia-nos basicamente a admiração pela criação de cavalos. Na medida em que foi sendo qualificada, surgiu a necessidade de promover ingressos para propiciar sua auto-sustentação.

Criar em área reduzida, campo de média qualidade, necessitando formar uma base adequada de matrizes, sem ter tradição no mercado, é atividade que requer doses adicionais de recursos e demanda maior tempo de consolidação. Na contrapartida, é oportunidade ímpar para exercitar a criatividade. Justifica o empreendimento apenas a busca da realização de um “sonho” e o fato de que a criação de cavalos é atividade agregadora, aproximando amigos e aglutinando familiares. Inspira-nos a manifestação de Ítalo Zunino Bresnier, do criatório chileno “Água de Los Campos Y Maquena”, publicado no artigo “O Orgulho de Criar”, datado de 18/04/2006, na oportunidade na qual seus produtos Malulo e Estruendo venceram ao 58◦ Campeonato Nacional de Rodeo, realzado na Medialuna Monumental de Rancagua de que os criadores criam “por que nos gustam los caballos. Lo que esta detrás de la crianza de caballos no es negocio, es una pasión, es un amor. Es un cariño inmenso hasta este noble animal, hacia las tradiciones, hacia el campo”.

Na Santa Helema não estamos laborando na busca de um animal que eventualmente possa vir a ser um Campeão da Raça. Ë lógico que ficaríamos extremamente felizes e orgulhosos se isto acontecesse. Entendemos também que este fato poderia alavancar significativamente o sucesso do criatório. Mas na verdade o que nos move é a busca de um padrão de animais próprio, perfeitamente sintonizados com o Standard definido para a Raça, fechado em algumas linhagens (sul-riograndenses, argentinas e chilenas) disponíveis no mercado às quais elegemos como ideais para nosso criatório, de acordo com percentuais situados em torno de 5/8 de sangues chilenos e 3/8 de argentinos, uruguaios e riograndenses, às quais hoje consideramos mais adequadas.

Até atingir por completo este objetivo, é claro que estaremos produzindo cuidadosamente animais qualificados, de destaque, boa índole e bem domados e que certamente estarão atendendo aos anseios do mercado e promovendo a satisfação de nossos clientes.